Tratamento de Efluentes – Stampare

EEL Júnior: Fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, a EEL Júnior trabalha com soluções em engenharia nas áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.  Visando tornar empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado, contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados, preparados para entregar projetos que gerem resultados expressivos a nossos clientes.

Stampare Brasil: Indústria têxtil presente no mercado há 30 anos, atua na área de confecção e estamparia de diversos vestuários como camisetas, camisas polos e sociais, sendo estas personalizadas para empresas e eventos.

Desafio

O desafio encontrada pela EEL Júnior tinha como foco específico solucionar a problemática apresentada pela caracterização do efluente, na qual constatou-se um elevado potencial poluidor devido aos altos índices de metais encontrados em comparação aos estabelecidos pelo decreto No 8.468 de setembro de 1976 do artigo 19-A, estando sob risco de multas e sanções estabelecidas pelas leis ambientais.

Solução

A partir da dor apresentada, a EEL Júnior encontrou como solução a aplicação do serviço de Tratamento de Efluentes, com o objetivo de solucionar a problemática citada acima.

O desenvolvimento do projeto se deu através do estudo da eficiência do sulfato de alumínio e solução de cal nos processos de coagulação e floculação a fim de dimensionar e otimizar a estação de tratamento de efluentes (ETE) existente.

Esse serviço contou com as seguintes Macro Etapas:

  • Análise Inicial:

Planejamento do trabalho e apresentação ao cliente de todas as etapas, ferramentas utilizadas e entregas.

  • Estudo do Coagulante Adequado:

Foram realizados ensaios laboratoriais relacionados a análise de turbidez e sólidos totais, além de estudos estatísticos por meio de gráficos e curvas de nível gerados no software Minitab para encontrar o ponto ótimo na superfície de resposta com o uso do sulfato de alumínio e solução de cal. Nessa etapa, levou-se em consideração o custo-benefício da implementação desses

agentes coagulantes.

  • Dimensionamento e Otimização da ETE:

Analisou-se o layout da planta e investigou-se da necessidade de mudanças estruturais na ETE com base na viabilidade econômica. Posteriormente, realizou-se o dimensionamento da hélice com o intuito de aumentar o desempenho do agitador.

  • Treinamento:

Elaboração do Manual de Operação com duas opções de otimização da ETE e mapeamento do processo caso fosse necessário fornecer as informações a um técnico no futuro.

Resultados

Com a realização do projeto foi possível aumentar a eficiência do tratamento, adequando a empresa Stampare à Legislação Ambiental , além de uma otimização do processo com a substituição de um agente tóxico para um reagente utilizado na agricultura. Assim, é possível observar que o serviço de “Tratamento de Efluentes” oferece inúmeros benefícios, sendo alguns deles: otimização operacional e minimização de custos, preservação ambiental (corpos hídricos, solos e outros), além de cumprir os padrões de emissões de poluentes estabelecidos por Lei e evitar multas, fato reafirmado pelos resultados de quatro parâmetros que  passaram a cumprir as métricas estabelecidas pela Legislação Ambiental.

Depoimentos

“Os resultados das análises e os vieses encontrados para a otimização do tratamento levou os consultores envolvidos no projeto a desenvolverem pensamento crítico, além de uma boa comunicação para que o melhor resultado fosse alcançado.”

– Equipe EEL Júnior

Cases de Sucesso