Pesquisa & Desenvolvimento – RepellitÀquis

EEL Júnior: Fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, a EEL Júnior trabalha com soluções em engenharia nas áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.  Visando tornar empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado, contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados, preparados para entregar projetos que gerem resultados expressivos a nossos clientes.

RepellitÁquis: Startup  localizada em Novo Hamburgo – RS, fundada em fevereiro de 2016 pelos irmãos Strassburger, Daniel e Vinícius. Esta tem atuação na área agrícola no desenvolvimento de um produto que protege as plantas do molhamento foliar evitando assim as doenças fúngicas.

Desafio

O desafio encontrado pela EEL Júnior tinha como foco específico  o desenvolvimento de um produto capaz de proteger as plantas da umidade e do molhamento foliar tendo características como: alta concentração, inofensivo ao meio ambiente, sem fitotoxicidade e repelente somente a água. Para tal, realizou-se três ciclos de pesquisa, os quais serão descritos no decorrer do documento.

Solução

A partir da dor apresentada, a EEL Júnior encontrou como solução a aplicação do serviço de Pesquisa e Desenvolvimento, unindo-se três Engenharias (Ambiental, Bioquímica e Química).

O desenvolvimento do projeto se deu através do estudo bibliográfico, definição de nicho da  pesquisa e execução prática em laboratório,  a fim de obter uma formulação com as características desejadas.

O projeto contou com as seguintes Macro Etapas:

  • Análise Inicial 

Planejamento do trabalho e apresentação ao cliente das etapas, ferramentas utilizadas e entregas.

  • Pesquisa Bibliográfica Geral 

Estudo das fórmulas prévias apresentadas pelo cliente e pesquisas bibliográficas nos acervos universitários e sites científicos que contemplassem o desafio proposto centrado principalmente no quesito hidrofóbico. Assim, investigou-se diferentes alternativas sustentáveis e inovadoras interligadas ao ramo agrícola, desde o princípio fundamental do efeito lótus, até os óleos essenciais, nanomateriais e biopolímeros.

  • Pesquisa Bibliográfica Específica 

Após o alinhamento entre os consultores e os clientes, elencou-se os biopolímeros como foco de pesquisa. Deste modo, aprofundou-se as pesquisas no tema selecionado, considerando aspectos como barreira à umidade, resistência mecânica, além do caráter hidrofóbico e hidrofílico presentes e a formação de matriz homogênea, com os respectivos reagentes necessários.

  • Desenvolvimento em Laboratório 

Seleção, cotação e definição da concentração de cada um dos reagentes a serem utilizados. Em seguida, com auxílio de professores doutores, desenvolveu-se três formulações distintas nos laboratórios da Universidade.

  • Desenvolvimento em Laboratório 

Por fim, foram feitos testes com essas amostras em placas de petri, folha de sulfite e folhas de mudas de plantas para avaliar a eficácia e a fitotoxicidade do produto proposto.

Resultados

Ao término do projeto, foram produzidas três formulações para testes nos parâmetros exigidos pelos clientes, tendo como base principal um polissacarídeo  e utilizando ácidos graxos como elementos hidrofóbicos. No decorrer do projeto, alinhou-se às expectativas do cliente e salientou-se os percalços do P&D, porém através de estudos e testes laboratoriais foi possível produzir um agroquímico a base de água, não poluente e com um processo isento de resíduos.

Depoimentos

“Ter a EEL Júnior como empresa parceira trouxe um enorme salto no processo de Pesquisa e Desenvolvimento de nossa startup. Durante toda a consultoria, o brilho no olho, dedicação e conhecimento dos consultores nos encantou e nos fez trabalharmos com ainda mais dedicação em nossa empresa. Equipe muito capacitada tecnicamente. Também, possuem excelentes soft skills e a comunicação e o trabalho entregue foram excelentes.”

–  RepellitÁquis

Cases de Sucesso