Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – Pallets São José

EEL Júnior: fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, assim trabalha com soluções em engenharia nas áreas: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, visando tornar as empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado. Contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados e preparados para entregar projetos que geram resultados expressivos aos nossos clientes.

Pallets São José: está no mercado desde 2014, localizada no município de Canas/SP na região do Vale do Paraíba. É uma madeireira especializada na fabricação de pallets e embalagens de madeira, os quais são provenientes de madeira de eucalipto de reflorestamento e pallets reutilizados. Esta é comprometida com a sustentabilidade trabalhando com a logística reversa e garantindo a qualidade de seus produtos.

Desafio

O desafio encontrado pela EEL Júnior tinha como foco específico solucionar a problemática apresentada, a qual era a necessidade de um  gerenciamento correto dos resíduos da indústria madeireira, como serragem, maravalha, cavaco, aparas de madeira, sobras de pallets e costaneiras.

Solução

A partir da dor apresentada, a EEL Júnior encontrou como solução a aplicação do serviço de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), com o intuito de otimizar os processos de manejo destes resíduos.

O desenvolvimento do projeto deu-se através do estudo e estruturação de um documento contendo informações sobre: a classificação e caracterização dos resíduos, armazenamento, transporte e formas de coleta e descarte. Sendo todas as etapas realizadas de acordo com as legislações nacionais, estaduais, municipais e as resoluções da Conama, Anvisa e normas ABNT.

Esse serviço contou com as seguintes Macro Etapas:

  • Análise Inicial:

Planejamento do trabalho e apresentação ao cliente de todas as etapas, ferramentas utilizadas e entregas.

  • Caracterização e Classificação dos Resíduos:

Realizou-se a determinação da quantidade e volume dos resíduos sólidos industriais gerados, dentro e fora do processo de produção madeireiro, por meio da coleta de dados. Em seguida, com base na ABNT NBR 10.004/2004 fez-se a classificação dos resíduos, sendo estes perigosos ou não-perigosos e inertes ou não inertes.

  • Separação e Armazenamento dos Resíduos:

Seguindo as exigências ambientais da Conama a ABNT, indicou-se diversas formas de separação e armazenamento dos resíduos para que o cliente pudesse escolher o melhor método para a situação atual da empresa. Dentre as opções indicadas para serragem e cavaco estavam silo metálico, bombonas e outros.

  • Transporte e Destinação dos Resíduos:

Informou-se as condições de coleta seletiva local e formas de transportar os resíduos de maneira segura e a destinação dos resíduos, contendo a quantidade, descrição de procedimentos e o local onde a ser descartado.

  • Documentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos:

Entregou-se um documento contendo todas as informações mencionadas nas etapas anteriores referente às exigências de descarte para os resíduos e as identificações do estabelecimento.

 

Resultados

Com a realização do projeto foi possível otimizar o processo de manejo de resíduos, adequando a empresa Pallets São José à Legislação Ambiental  n°12.305/2010 e normas envolvidas em que o estabelecimento estava inserido.

Assim, é possível observar que o serviço de “PGRS” oferece inúmeros benefícios, sendo alguns deles:  prevenção e controle dos impactos ambientais, redução dos riscos de acidente e melhoria da higiene, melhoria no espaço e na organização e melhor visibilidade da empresa.

Depoimentos

“Equipe ótima, atenciosa e extremamente profissional. Parabéns pelo projeto. A Pallets São José agradece a parceria.”

–  Pallets São José

Cases de Sucesso