Entenda a importância dos minerais não-metálicos

O que são?
São denominados materiais minerais não-metálicos aqueles que em sua composição não contém metais ou possuem, mas em pequenas quantidades. Como se sabe, há uma escassez de metais e materiais fósseis dispostos na natureza – já que estes são originados de processos naturais complexos – em contrapartida os materiais não metálicos são encontrados com maior facilidade na natureza, com exceção das pedras preciosas e semipreciosas.
Utilização

Grande parte deles são amplamente utilizados na construção civil em materiais de construção, como matérias primas de fertilizantes e minerais industriais.

  • Construção civil: Cascalho, Areia, Granito, Calcário, Basalto, Gnaisse, Quartzo, Mármore, Ardósia.
  • Fertilizantes: Fosfato, Potássio, Nitrato, Enxofre
  • Outras áreas: Sal marinho, Mica, Talco, Argila, Quartzo

A areia, argila, sal marinho, basalto, cascalho e potássio são os mineiras não-metálicos mais encontrados e explorados no Brasil.


Importância

Esses materiais são produzidos no Brasil em quantidade equivalente aos materiais metálicos e energéticos e apesar da sua grande importância para a economia e para o atendimento das necessidades da população, não recebem o devido destaque.

Segundo o Anuário Mineral Brasileiro 2018, 20% dos valores de produção mineral comercializada em 2017 correspondiam a minerais não metálicos. Além disso, suas atividades de mineração são muito lucrativas, como a mineração de areia na região metropolitana de São Paulo representa uma atividade de grande retorno.

Conforme visto os bens minerais não-metálicos são de suma importância e atendem diversas necessidades da população. Na infraestrutura de habitações, saneamento básico e até mesmo na produção de energia hidroelétrica; ressalta-se também seu amplo uso em fertilizantes minerais, fundamentais para a produção de alimentos.

Desafios desse segmento

Durante a transformação do mineral, é necessário a dissolução de produtos químicos, ocorrendo a formação de lama. Isso ocasiona a poluição e contaminação dos recursos hídricos. Dessa forma, é de extrema importância que seja feito um tratamento de efluentes eficiente para que haja preservação do meio ambiente.

Também é necessário um esforço em desenvolver misturas mais econômicas, que utilizem materiais de menor custo, podendo ser feita uma valorização dos resíduos gerados. Bem como implementar um desenvolvimento de processos eficiente, para tornar o processo otimizado e assegurar que as características físico-químicas necessárias sejam atendidas, obtendo um produto final de qualidade.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre nossas soluções para sua empresa?

Entre em contato com a gente!

REFERÊNCIAS

A economia mineral e os bens minerais não metálicos – Instituto Minere. Disponível em: https://institutominere.com.br/blog/A-economia-mineral-e-os-bens-minerais-nao-metalicos. Acesso em: 6 abr. 2021.

Minerais não metálicos – o que são, exemplos – Sua Pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/geografia/minerais_nao_metalicos.htm#:~:text=Os%20minerais%20n%C3%A3o%20met%C3%A1licos%20s%C3%A3o,muito%20utilizada%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20civil.. Acesso em: 6 abr. 2021.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »