NOSSA EJ E SEUS SERVIÇOS

EEL JÚNIOR

A nossa empresa foi fundada em 2011 e é caracterizada por ser uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos da Escola de Engenharia de Lorena da USP que visa construir um país mais empreendedor. Além disso, fazemos parte do Movimento Empresa Júnior que conta com mais de 1200 empresas em todo o Brasil.  

A EEL Júnior é para empresários que desejam otimizar seus processos, pois oferecemos soluções empresariais que fogem do trivial por contarmos com diferentes áreas da engenharia. Outro ponto importante são nossos diferenciais, como estar relacionado com a USP, possuir um preço acessível e procurar sempre atingir a inovação. Dessa forma, oferecemos serviços nas seguintes áreas de atuação: Empreendedorismo & Inovação, Gestão & Processos, Qualidade & Padronização e Regulamentação & Sustentabilidade.

SERVIÇOS

Como abordado acima possuímos diversos serviços distribuídos entre as 4 áreas de atuação que serão melhor explicados abaixo.

  • QUALIDADE E PADRONIZAÇÃO

5S: Neste projeto desenvolvemos e aplicamos o conceito japonês dos 5 sensos na organização que são o de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina. Ou seja, criamos planos de ação que estimulem, na empresa, a cultura de organização nos processos e a Qualidade Total.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS: É um documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo os requisitos sanitários do edifício; a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade do produto final. Este serviço é bastante associado à produção alimentícia.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP: É um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado com a descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa específica da empresa. Este serviço tem como objetivo padronizar a realização de um processo de forma a minimizar erros, desvios e variações, visando garantir a qualidade do procedimento. 

  • GESTÃO E PROCESSOS

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: É um sistema de gerenciamento de produção cujo objetivo é prever, controlar e otimizar o uso dos recursos, bem como melhorar os resultados da produção de uma empresa. Ele serve para facilitar a gestão das atividades realizadas na produção, permitindo que os gestores tomem decisões mais assertivas. A ideia principal é conseguir fazer com que o item certo seja entregue na hora certa para o cliente certo. 

SOLUÇÃO DE MATERIAIS E PROCESSOS FABRIS: Serviço que busca, a partir de um entendimento do processo produtivo da empresa, aprimorar a produção através da redução de desperdício de matérias, da seleção de materiais ou adaptações no sistema produtivo que tenha interferência nas propriedades do material utilizado.

VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS: Através desse serviço, caracterizaremos resíduos, subprodutos ou escórias provenientes de processos de produção que são gerados e descartados ou, até mesmo acumulados, perdendo seu potencial econômico. E, dessa forma, estudar alternativas viáveis para sua valorização econômica, seja reaproveitando-o ou utilizando para outras finalidades, como comercialização ou parceria com outras empresas, por exemplo.

  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: Ajuda no desenvolvimento de produtos ou embalagens que estejam no imaginário do cliente. Passamos por etapas como entendimento completo do que o cliente quer desenvolver e através de idealizações computadorizadas 3D do produto, estudo dos materiais e processamentos, sempre levando em conta o custo benefício e a realidade do cliente, nós idealizamos de maneira mais concreta o sonho de cada empresa. 

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – P&D: Fundamental para articular novidades e aperfeiçoar os produtos ou serviços existentes, além de desenvolver a competitividade entre as empresas. Esse serviço busca criar ou aperfeiçoar produtos que o cliente deseja colocar no mercado, sendo baseado na realização de pesquisas como principal metodologia para levantar informações a respeito das necessidades do cliente.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Para isso, são utilizadas ferramentas como Análise SWOT, Balanced Scorecard (BSC), Objectives and Key Results (OKR’S) e Metas SMART. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos. Essa visão de longo prazo prevê mudanças que ajudem na diferenciação de negócio. 

PRODUÇÃO DE BEBIDAS FERMENTADAS: Consiste na formulação de uma nova bebida fermentada, como por exemplo vinho, kombucha e cerveja, ou melhoria na qualidade do produto já existente. Dentre os pontos que podem ser observados na construção dessa consultoria estão: teor alcoólico, tabela nutricional (necessidade de ação compartilhada com empresa júnior de eng. de alimentos), análise de água, temperatura, pH, entre outros. 

  • REGULAMENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

TRATAMENTO DE EFLUENTES: Tem como objetivo recuperar água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, sejam eles de origem industrial ou doméstica, de modo que possam ser reutilizados como matéria-prima em outros processos ou garantir a destinação correta do mesmo. O tipo de tratamento é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes, cujos parâmetros são estabelecidos pela Resolução 357 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), sendo ele físico, como sedimentação e flotação; químico, como clarificação química, biológico, como biodiscos ou até mesmo a combinação destes. A partir da análise de dados e estudo de otimização é possível indicar melhorias na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PGRS: É um documento técnico realizado para atestar que a empresa tem capacidade de gerenciar corretamente os resíduos produzidos por ela. O mesmo contém informações sobre a classificação e caracterização dos resíduos, armazenamento, transporte e formas de coleta e descarte, de acordo com as legislações nacionais, estaduais e municipais; e também as resoluções da Conama, Anvisa e normas ABNT. Além disso, são realizados treinamentos pela EEL Júnior para orientar os funcionários do estabelecimento sobre como realizar o descarte correto e adotar ações para reduzir a geração de resíduos. Este serviço se aplica a inúmeros nichos, como construção civil, mineração, indústrias no geral, serviço de transporte e outros.

Gostou dos serviços? Tem interesse em implementá-los na sua empresa? A EEL Júnior pode te ajudar! Através do diagnóstico, oferecemos o esclarecimento de dúvidas de forma gratuita, apenas após a assinatura do projeto que terá algum valor.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »