valorização de resíduos: o que é e quais os benefícios?

A valorização de resíduos é um passo importante para mudar a forma como produzimos e caminhar para um desenvolvimento sustentável.

Já pensou se os resíduos da sua empresa não gerassem mais gastos, mas sim lucro? Isso é possível através da valorização dos resíduos!

A valorização traz uma ideia além da reciclagem, pois através dela é possível processar e reaproveitar resíduos que seriam tratados como rejeitos, descartados ou, até mesmo, acumulados, perdendo seu
potencial econômico.

Primeiramente é necessário fazer uma caracterização desses resíduos, subprodutos ou escórias, visto que cada material possui peculiaridades e restrições para sua reutilização. A partir disso é possível estudar alternativas viáveis para sua valorização econômica, seja reaproveitando-o no próprio ciclo de produção, comercializando ou através de parcerias com outras empresas.

Benefícios

  • Ciência sobre a composição do resíduo gerado
  • Diminuição do impacto ambiental
  • Aumento de área para estoque
  • Redução de custos com matéria-prima e material para produção
  • Redução de custos com descarte
  • Adequação as legislações vigentes
  • Contribui para a ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis)

Case Metso

Metso Outotec: Empresa pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções completas e serviços para as indústrias de agregados, processamento de minerais, refino de metais e reciclagem em todo o mundo.

Resultados: Indicou-se uma reentrada da cromita (areia) no processo de produção, além de parcerias com empresas de concreto e refratários para a diminuição da quantidade de areia e escória a ser descartado no aterro. A empresa também testou algumas soluções, e após quase 6 meses realizando a reentrada da areia e em parceria com essas empresas, houve uma redução de 25% da quantidade de resíduo que era destinado ao aterro.

A equipe é motivada, com capacidade técnica e disponibilidade. É uma empresa que ensina de maneira empírica, jovens talentos, a como se comportar no dia a dia, competitivo das empresas.”

Marcello Toledo, Área de Logística da Metso.

Conheça as soluções da EEL Júnior

A EEL Júnior possui experiência com Valorização de Resíduos e outros serviços na área de Inovação e Sustentabilidade.

Nosso time é multidisciplinar, composto por consultores de diferentes áreas da engenharia. Além disso temos conexão com universidades e institutos de pesquisa, professores mestres e doutores da USP e acesso aos laboratórios e equipamentos da faculdade.

Gostaria de contratar o serviço de Valorização de Resíduos? Entre em contato!

Saiba mais sobre as nossas soluções na área de Inovação e Sustentabilidade.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »