Squad, o método das empresas modernas que está revolucionando a forma de trabalhar

Você já ouviu falar sobre Squad? Criado inicialmente pela equipe do Spotify para organizar suas equipes, esse modelo que as empresas modernas estão implementando para agilizar seus processos e criar sinergia entre a equipe está ficando cada vez mais famoso e implementar ele na sua empresa pode trazer inúmeras vantagens. A seguir vamos explicar um pouco mais pra você como esse modelo funciona.

Mas o que são Squads?

Squads são equipes formadas por pessoas de diferentes áreas da empresa direcionadas a solução de um problema ou desenvolvimento de projeto. A principal característica desses Squads são a autonomia, visto que uma equipe multidisciplinar tem um alto poder criativo e deixá-los livres para pensar é imprescindível para encontras a melhor resposta para o problema.

Como organizar um Squad?

A empresa precisa definir um problema ou uma proposta de desenvolvimento a ser elaborada e fica a cargo do Squad solucionar essa questão. Normalmente escolhe-se alguém para “liderar” a equipe, essa pessoa é responsável somente de garantir uma fluidez no trabalho do Squad e a ajudar dissipar qualquer problema entre a equipe. Após a escolha do líder define-se as áreas que serão necessárias para resolver esse problema e seleciona algumas pessoas de cada área em questão, dando a eles total liberdade para trabalhar e criar alternativas.Vale ressaltar que na seleção da equipe deve-se levar em conta as características pessoais de cada funcionário, uma vez que a sinergia da equipe é de suma importância para o bom desempenho do Squad.

Mas quais as vantagens de cria-los?

· AGILIDADE

Como nos Squads todas as áreas necessárias para aquele projeto estão trabalhando juntas a comunicação se torna muito mais ágil, rompendo com aquela burocracia das empresas tradicionais.

· PRODUTIVIDADE

Uma vez que os Squads eliminam as barreiras dos setores e aquela demora para o projeto passar de uma equipe para a outra o time acaba produzindo e focando mais nesse projeto, afinal trabalha nele do início ao fim.

· EXPERIENCIA PARA OS COLABORADORES

Visto que diversas áreas estarão presentes no grupo a troca de conhecimento e experiencias é grande, além disso gera uma visão mais amplificada da empresa por parte dos funcionários, fazendo-os entenderem melhor o funcionamento da companhia. Após ler essas vantagens é provável que você já esteja querendo fazer igual as empresas mais inovadoras do mercado, implementar esse modelo de squad, mas para que esse método seja realmente efetivo sua empresa já precisa ter uma cultura e uma organização de qualidade, senão só trará problemas. Pensando nisso nossa empresa oferece consultorias para melhorar a área organizacional na sua empresa e implementar uma cultura de inovação e desenvolvimento na companhia, com a nossa ajuda terá a empresa ideal para trabalhar com Squads.

Acesse nossos serviços e confira.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »