Otimização de Processos – Sorvetes Rochinha

EEL Júnior: Fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, a EEL Júnior trabalha com soluções em engenharia nas áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.  Visando tornar empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado, contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados, preparados para entregar projetos que gerem resultados expressivos a nossos clientes.

Sorvetes Rochinha: Empresa que há mais de 37 anos atua na produção de sorvetes semi artesanal a base de fruta pura. Entregam aos seus consumidores um portfólio amplo de sabores para todos os estilos e momentos, todos com alta qualidade.

Desafio

A principal dor proposta pela Sorvetes Rochinha à EEL Júnior tinha como foco específico a melhoria da sua linha produtiva, identificando gargalos e propondo melhorias na redução de desperdícios, retrabalhos e custos operacionais.

Solução

A partir da dor apresentada, a EEL Júnior encontrou como solução a aplicação do serviço de Otimização de Processos. Durante o projeto foram realizadas visitas e entrevistas com os funcionários, além do acompanhamento de etapas definidas pela equipe.

Esse serviço contou com as seguintes Macro Etapas:

  • Análise Inicial e Aprofundamento Teórico:

Planejamento do trabalho e apresentação ao cliente de todas as etapas, ferramentas utilizadas e entregas juntamente com alinhamento com professores da EEL USP.

  • Mapeamento de Processos:

Durante a etapa de mapeamento de processos foram realizadas diversas visitas a empresa com o intuito de colher informações a respeito dos processos de planejamento produtivo, compra, recebimento de matérias primas e embalagens, armazenagem e produção, bem como a análise de gargalos e suas respectivas origens. Como entrega nesta etapa, realizou-se mapas conceituais de todos os processos da empresa

  • Coleta e Análise de Dados:

Utilizou-se da metodologia DMAIC para a condução do projeto que possibilitou identificar, observar, medir e analisar os oportunidades de melhoria na empresa. Para isso, foram aplicadas diversas ferramentas da qualidade como: Matriz de Priorização, Folha de verificação, Diagramas de Pareto, Ishikawa e Espaguete.

  • Sugestão  de Melhorias:

Foram criados planos de ação efetivos na redução de tempo e retrabalho focados em causas raízes dos gargalos da produção, no qual todas as melhorias acompanhavam todo o processo necessário para cada implantação;

Resultados

Com os serviços prestados foi possível identificar alguns pontos de melhoria nos processos e na produção da empresa, como por exemplo, em relação aos acessos à linha de produção, gestão visual da sala de pré-preparo, acompanhamento de indicadores de desperdício, criação de uma planilha automatizada para esse controle e outros fatores que necessitavam de melhoria para uma melhor gestão interna. 

Como a empresa optou por fazer as implementações por conta própria, e a finalização do projeto em Março de 2021, ainda não foi possível a obtenção de dados quantitativos das melhorias implementadas, fato corroborado pelas dificuldade enfrentadas pelo período de pandemia. 

Entretanto, o contato com o cliente permitiu identificar algumas melhorias em processo, como por exemplo a adoção do acompanhamento de indicadores de desperdícios sugerido pela EEL Júnior.

Depoimentos

“Gostei muito da postura do Yuri e do Gabriel, muito profissionais e parceiros. Entendem a necessidade do cliente e não pressionam de forma alguma!
A visão de estudantes, aliada com a experiência e atualização de grandes professores renomados da USP propiciam grandes aprendizados e adequações de processos.”

–  Patrícia Loiola, Responsável pela qualidade na Sorvetes Rochinha.

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