Tudo que você precisa saber sobre gestão de resíduos sólidos

Saiba como o gerenciamento de resíduos sólidos pode te ajudar a ter benefícios econômicos, ambientais e até mesmo sociais em sua empresa.
Resíduos sólidos são todos os restos sólidos que são gerados após a produção ou utilização de algum bem. Um problema muito frequente para empresas que trabalham com reagentes químicos é a falta de gerenciamento dos resíduos gerados em seu processo de produção que leva a um descarte inadequado dos rejeitos. A falta desse gerenciamento pode fazer com que a empresa fique passível a multas, ou tenha gastos desnecessários com produtos químicos que poderiam ser reutilizados no processo, na mesma planta ou até mesmo em outros setores.

Etapas para a elaboração de um PGRS Fonte:Cartilha_PGRS_MMA_2014.

Esteja de acordo com as leis

Segundo a lei n. 12.305/10 do da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a empresa é responsável por todos os resíduos dela gerados. Sendo assim, qualquer destinação imprópria desses resíduos acarreta em multas e prisão, podendo trazer consequências catastróficas para o negócio e para o proprietário.

Atualmente, cerca de 42% dos resíduos sólidos gerados no Brasil por indústrias têm destinação final inadequada, evidenciando a alarmante necessidade delas em reverem os métodos de descarte e gerenciamento de seus resíduos.

Dessa forma, a fim de contribuir para a correção dessa dor no meio das indústrias químicas do país, existem serviços específicos nesse meio voltados para tratar os resíduos da melhor maneira possível e, com isso, evitar qualquer complicação, tanto na parte jurídica, quanto ambiental. Outro fator que devemos levar em consideração é a possibilidade desse projeto proporcionar uma otimização da utilização dos reagentes no processo, diminuindo o custo de produção.

Fonte: vgresiduos.com.br

No mundo contemporâneo, a transparência e a adequação às normas ecológicas pelas empresas são aspectos cada vez mais visados e de fácil acesso aos clientes. Logo, uma empresa que está bem regulamentada e com padrões de qualidade nos seus resíduos bem estabelecidos passa muito mais credibilidade e confiança para que possíveis novos clientes sejam atraídos mais facilmente.
Todavia, o oposto também se aplica, negócios sem uma qualidade de gerenciamento de seus resíduos e que enfrenta problemas judiciais por complicações nesse setor perde a garantia de um serviço de excelência e têm dificuldade em conseguir novos clientes.

Um processo bem organizado é a chave do sucesso

Um processo químico, principalmente em escala industrial, é algo muito complexo e cheio de variáveis que podem interferir diretamente na qualidade do produto final da reação. Pensando nisso as empresas necessitam de um controle de produção muito bem articulado que leve em consideração todos os possíveis problemas que podem vir a acontecer na planta.
Essa análise está diretamente relacionada com a gestão de resíduos sólidos, pois ela pode mostrar de onde estão saindo os produtos indesejados e quais reagentes não estão sendo eficientes no preparo do produto, logo, com esses dados, é possível retirar o máximo de rendimento e o melhor ciclo possível na reutilização dos reagentes.
Se a sua empresa gera quantidades significativas de produtos remanescentes e a sua intenção é estar de acordo com as leis ambientais contribuindo para o meio ambiente, a gestão de resíduos sólidos é muito importante para a sua empresa.
Tem interesse em saber mais sobre como funciona um projeto de gerenciamento de resíduos sólidos e como seria benéfico para a sua empresa? Agende conosco um diagnóstico grátis!

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »