Porque a EEL Júnior é a melhor opção para sua seleção de materiais?

Necessidades especificas para cada tipo de projeto fazem do processo para seleção de materiais um obstáculo para as indústrias, por conta disto, essa pratica tem se tornado cada vez mais comum e indispensável no projeto e fabricação de novos produtos, tanto pela sua importância financeira quanto pela necessidade de assegurar qualidade, segurança e melhor desempenho, tudo isso alinhado com a redução de custos do processo.Logo, a seleção do melhor material não envolve apenas aspectos funcionais, e estudo das propriedades, mas também aborda questões relacionadas ao processo de fabricação e viabilidade financeira de implantação. Estabelecer um equilíbrio entre escolher as melhores propriedades, estrutura, desempenho e alinhar à função que o produto final irá realizar, atendendo à todas as exigências do consumidor final e com um preço competitivo não é fácil.Sendo assim, o foco não pode ser apenas em tornar viável a produção do material, mas também se atentar a redução dos custos de produção.

Modelos de seleção de materiais

Para se projetar um novo produto deve-se primeiramente analisar os materiais usados na fabricação, relacionando a forma com a função que será desempenhada pelo produto final. A análise de um projeto tem como objetivo, portanto, se atentar a quatro principais fatores: processo, formato, material e por último sua função. Mas o ponto chave é se atentar a critérios que não estão apenas relacionados a princípios científicos, mas de natureza econômica.

FONTE: stoodi.com.br

Logística

Os aspectos logísticos são fatores indispensáveis para tornar viável o projeto de um novo produto. Tão importante quanto atestar qual o melhor material necessário para realização do projeto é saber qual a disponibilidade do material no mercado, quais são os possíveis fornecedores, quantidade máxima e mínima de compra, necessidade de transporte, frete, prazos, entro outros aspectos que envolvem toda uma análise mercadológica que torne o projeto financeiramente aplicável.Portanto é possível perceber que desenvolver um novo material envolve diversas variáveis cientificas e logísticas que devem ser aplicadas em conjunto para o sucesso na aplicação de um projeto, abaixo é possível listar algumas delas:
Variáveis para seleção de materiais:

1. Função desempenhada pelo produto

2. Tipos de Processamento

3. Propriedades mecânicas e químicas

4. Caracterização estrutural do material

5. Fabricação
Variáveis Logísticas:

1. Fornecedores

2. Origem do material

3. Transporte

4. Prazo de entrega

5. Quantidade de matéria prima

Sendo assim, só uma empresa multiengenharia pode atender ao seu projeto. A EEL Júnior conta com uma estrutura laboratorial completa e professores especialistas, além de consultores capacitados para execução de todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de seu produto.

Tem interesse de saber mais detalhes e adquirir nossos serviços de seleção de materiais? Entre em contato conosco, a EEL JÚNIOR pode te ajudar!

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »