Melhor material para seu projeto? Redução de falhas e custos? A Seleção de Materiais pode te ajudar!

Tem sido cada vez mais difícil acompanhar o avanço da tecnologia e de processos usados para obtenção de materiais para determinada aplicação. Mas, como saber qual o melhor material para minha necessidade?

Mapa de Ashby – Módulo Elástico (Young) x Densidade, com IM’s. Fonte: sciencedirect

O maior desafio para qualquer projeto é sempre o mesmo: como conciliar a escolha do melhor material para fabricação do meu produto, atendendo todas as normas e especificações necessárias, com o menor custo possível?
A seleção adequada de materiais para produção de ligas metálicas, materiais poliméricos, como os plásticos e até mesmo os materiais cerâmicos, é a chave para o sucesso do produto. A escolha errada pode acarretar em falhas inesperadas, além de custos com matéria prima e processamento elevados.
Não só para o desenvolvimento de novos materiais, a seleção de materiais também tem como objetivo melhorar as propriedades de um material já existente para que ele possa atender aos requisitos e aplicações necessárias.
Muitos são os motivos pelos quais o projeto de um material pode apresentar falhas ou custos elevados de produção:
Escolha inadequada da composição química do material
Diferentes composições e elementos químicos alteram significativamente as propriedades mecânicas de qualquer material. Dependendo da finalidade de aplicação do projeto pode-se alterar essas propriedades responsáveis por determinar o comportamento do material em relação às condições de processamento, de serviço e ambiental em que será submetido, melhorando o desempenho e qualidade do produto.
Além disso é possível realizar a substituição de certos materiais por outros sem alterar as propriedades mecânicas, tornando a matéria prima e processamento utilizados mais baratos.
Falhas no processamento
A escolha correta de um material também está intimamente ligada às condições de processamento pelas quais o produto será submetido até a obtenção do produto final, por isso é muito importante levar em consideração o tipo de tratamento que o material irá receber durante o processo produtivo para entender qual o melhor material a ser escolhido.
Processos que envolvem tratamento térmico ou superficial, que são capazes de alterar fases do material ou até mesmo sua capacidade de resistir a desgastes podem comprometer a estrutura do produto caso seja projetado de maneira inadequada.
Não levar em consideração as condições externas as quais o material será submetido
Muitos erros de projetos ou falhas ocorridas em materiais ocorrem pelo fato de algumas condições externas ao material não serem levadas em consideração, como por exemplo, condições ambientais que podem causar desgaste e corrosão prematura do material ou mesmo condições de serviço, sendo necessário o aperfeiçoamento da composição química e da matriz estrutural para melhoria das propriedades mecânicas e composicionais.
Portanto saber escolher qual o melhor material baseado em sua aplicação é crucial para qualquer projeto e a seleção adequada mostra o quão importante é projetar adequadamente um material e o quanto isso reflete diretamente nos custos de produção, qualidade do produto e na segurança do usuário.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »