Como as empresas buscam no desenvolvimento de novos materiais alternativas para reduzir seus custos?

O desenvolvimento de novos materiais torna-se cada vez mais uma importante alternativa para as empresas conseguirem seguir competitivas no mercado, reduzirem seus custos de produção e promover uma maior qualidade e segurança ao mercado consumidor.
O que mais chama a atenção em relação a esse processo de desenvolvimento, no ramo de materiais, é a gama de aplicações desenvolvidas com a descoberta de propriedades novas, tendo como resultado uma alternativa de substituição ou aprimoramento de materiais tradicionalmente usados, proporcionando ganho de performance, agilidade na produção, menor investimento e melhoria das propriedades mecânicas.
A tendência é que cada vez mais tenhamos o desenvolvimento de novos produtos com propósitos específicos, um produto passa a não ser mais de uso exclusivo para determinado material, pelo contrário, diversos materiais passar a competir para assumir uma função específica.

Temos cada vez melhores condições para uma seleção de materiais mais adequados às especificações de determinado produto. Temos um futuro direcionado para a engenharia simultânea, na qual indústria de base, indústria metalúrgica e montadoras devem seguir um fator chave para o sucesso, trabalho em conjunto, desenvolvimento de materiais por todos os setores envolvidos com seu uso final.
Além disso, o desenvolvimento de novos materiais assume um viés multidisciplinar, já que exige um conhecimento produzido por diversas áreas. Atualmente no Brasil os estudos e pesquisas mais aprofundados acerca desse tema, são encontrados nos setores como o automobilístico e aeroespacial, principalmente no desenvolvimento de materiais oriundos de combinações macroscópicas de dois ou mais materiais, chamados de compósitos, que é o caso de ligas metálicas, polímeros e fibras de carbono.
Essa mistura proporciona melhores características mecânicas e químicas, tornando o material mais leve, resistente entre outras características. A substituição do alumínio por compósitos poliméricos, por exemplo, pode proporcional uma redução de até 30% de peso além de reduzir o custo de produção em até 25%. Na indústria automobilística a tendência é a substituição de componentes metálicos por compósitos de fibra de vidro ou carbono quem reduzem significativamente o peso e aumentam a capacidade de absorção de impacto tornando-se uma alternativa mais segura.
A seleção de materiais se torna cada vez mais a alternativa ideal para quem busca melhorar a qualidade de seu produto ou reduzir custos com a produção e a EEL Júnior oferece esse serviço, com o apoio dos professores doutores da universidade e com a utilização de toda a infraestrutura do departamento de Materiais, um polo de pesquisa no ramo de materiais do Vale do Paraíba, nossa equipa trabalha de maneira estratégica e contínua de modo a encontrar a melhor maneira de oferecer as soluções ideais para o seu negócio!
Entre em contato, esperamos por você!

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »