Caracterização e tratamento de efluentes: 5 passos para tornar sua empresa ambientalmente correta

Sabemos que a legislação ambiental está cada vez mais exigente assim como a pressão de mercados consumidores reivindicando soluções sustentáveis, por isso as empresas estão aderindo a programas de adequação ambiental. Neste artigo você verá os principais passos para que a sua empresa esteja dentro das condições adequadas de controle ambiental no tratamento de efluentes.

Por onde começar?

1.Caracterize os efluentes
É essencial conhecer as características dos efluentes que receberão tratamento, visto que cada um apresenta suas próprias propriedades químicas, físicas, biológicas e podem variar de acordo com a origem, matéria-prima e segmento das atividades industriais, já que influencia para os diferentes tipos de tratamento que podem ser adotados até chegar ao descarte final.

2.Faça a analise dos principais contaminantes
Para determinar qual o melhor tratamento dos efluentes gerados no processo de produção é necessário primeiro fazer análises direcionadas ao tratamento dos resíduos contendo matéria orgânica. Estes são considerados os compostos que geram mais poluição quando o descarte é feito nos rios sem tratamento, podendo causar alto impacto no ecossistema pela quantidade excessiva de elementos como carbono, hidrogênio, nitrogênio, enxofre, entre outros. Com isso, ocorre a redução da taxa de fotossíntese nas camadas inferiores da água e diminuição do fornecimento de oxigênio para outros organismos.

3.Invista em técnicas de verificação dos efluentes
Os métodos de verificação mais utilizados são: (DBO) Demanda Bioquímica de Oxigênio: determina a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação biológica, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. Quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.(DQO)Demanda Química de Oxigênio: verifica a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação química da matéria orgânica e também de compostos inorgânicos, ou seja, mede a taxa de poluição do efluente.
4.Conheça outros parâmetros
Ainda que o DBO e DQO sejam os métodos mais utilizados na medição da qualidade do efluente, outros parâmetros devem ser analisados como os Sólidos Totais, que determina como os sólidos se encontram e a concentração de sólido presente na amostra, temperatura, PH, e presença de resíduos com compostos tóxicos.

5.Adeque-se a mudanças
Com base nos passos anteriores e os danos que o tratamento inadequado dos efluentes pode gerar, destaca-se a importância da caracterização dos efluentes industriais. Inspirado nessas condições a EEL JÚNIOR oferece serviços de consultoria voltados a trazer soluções para promover o tratamento correto dos efluentes industriais, a fim de auxiliar para que as empresas consigam se desenvolver de maneira sustentável e de acordo com as legislações. Conte com a gente para tornar o seu empreendimento mais sustentável!

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »