• EEL Júnior

Saiba quais são os tipos de empresas para abrir no Brasil


O brasileiro é um dos povos mais empreendedores do mundo, "Se fizermos uma análise comparativa, temos quase o equivalente à população da Austrália desenvolvendo alguma atividade empreendedora no Brasil”, destaca o presidente do Sebrae Luiz Barretto. Também é importante ressaltar o crescimento do microempreendedor de 28%.

https://exame.com/pme/brasil-e-pais-mais-empreendedor-do-g20/


Os tipos de empresas


Os tipos de empresas também são chamados de natureza jurídica. Basicamente, eles definem se você é sozinho ou tem um parceiro. Portanto, é importante decidir qual delas se aplica a você para ser vantajoso para o seu negócio! Descubra qual tipo de empresa abrir!


MEI


A MEI é o tipo de empresa ideal para quem é autônomo e precisa do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para a emissão da nota fiscal do produto ou serviço oferecido.


Este pode ser o "the best" tipo de negócio para começar porque é fácil, rápido e menos burocrático, mas também existem muitas limitações, como o fato de que você não poder ter mais de um funcionário, você não pode ter uma renda bruta por ano superior a R$ 81 mil e não pode ser sócio de outras empresas.


EIRELI


A sigla EIRELI se refere ao empreendedor individual com responsabilidade limitada, e é um negócio que não precisa de sócios e um único empreendedor pode ser 100% responsável pelo negócio e tomar todas as decisões em qualquer aspecto.


Entretanto, para abrir a EIRELI é necessário investir um capital social relativamente elevado, equivalente a pelo menos 100 salários mínimos atuais. Pode parecer um ponto negativo, mas, graças a isso, o patrimônio do empresário individual é separado da pessoa jurídica.


Empresário Individual


Uma empresa individual, como a EIRELI, se destaca por não precisar de sócios.

O responsável por este tipo de empresa não é considerado sócio, mas sim o dono da empresa. Como proprietário da empresa, a desvantagem em relação às demais empresas é que o patrimônio do proprietário não está protegido em caso de dívidas corporativas.


Sociedade Simples


A Sociedade Simples costuma ser a escolha para quem deseja se envolver em atividades intelectuais não regulamentadas em outros tipos de negócios.


A empresa simples pode ser diferenciada entre Pura e Limitada. Assim como a empresa unipessoal, a Sociedade Simples Pura não tem a vantagem de proteger o patrimônio pessoal dos sócios. A sociedade Limitada, por outro lado, protege os bens pessoais dos sócios e não permite que os seus bens pessoais sejam tomados em caso de dívida.


Sociedade Anônima


A Sociedade Anónima é um tipo de empresa ligeiramente diferente das demais empresas, pois, em vez de cotas, os sócios dividem o capital em ações e, por isso, são chamados de acionistas.


Por conta dessa característica, os acionistas têm liberdade para comprar e vender ações, o que normalmente é observado em grandes corporações.


Sociedade Limitada Unipessoal


A Sociedade Unipessoal de Responsabilidade Limitada é semelhante em alguns aspectos a uma Ltda. 'Normal” porque também protege o patrimônio pessoal do empresário/sócio, mas não requer outros sócios ou altos investimentos em capital social (como uma EIRELI).


Em outras palavras, SLU combina o melhor dos dois tipos de negócios, tornando-se uma opção excelente e prática para quem quer se envolver por conta própria. E aí, gostou do nosso conteúdo? quer saber mais sobre o assunto?


Entre em contato!






76 visualizações0 comentário