• EEL Júnior

Como implementar uma otimização de processos?


Um grande problema encontrado em várias empresas, independentemente do seu porte, é a dificuldade de se estruturar um processo bem otimizo, as fazendo perder muito dinheiro e matéria prima. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você poder avaliar o quão eficiente está sendo a sua linha de produção.


Mapeamento dos Processos


Esta é a etapa inicial de qualquer projeto, é produzido um fluxograma com todas as etapas do processo, com identificação das entradas e saídas, levando em consideração os valores necessários de reagentes em cada parte e o produto que foi gerado.


Identificação dos Problemas


Em sequência, é necessário entender quais os componentes do processo como um todo e qual a sua influência sobre o resultado final, avaliando se é realmente a metodologia mais eficiente e econômica para se aplicar na linha de produção ou se existe uma alternativa para se obter o mesmo resultado de maneira mais rentável.


Eliminação de etapas desnecessárias


Outra questão que afeta o rendimento final, é justamente as etapas que foram colocadas a mais no processo, muitas vezes, é possível encurtar o processo de maneira geral, juntando uma ou mais processos em apenas uma etapa, com a troca do maquinário ou matéria prima utilizada.


Formalização do novo método


Por fim, com o novo processo mapeado é preciso coloca-lo em prática, promovendo treinamento aos colaboradores da empresa, para que entendam da maneira clara todas as mudanças feitas e como isso impacta nas suas atividades diárias.


Assim, com a utilização desta metodologia, é possível trazer grandes resultados, como: entregas mais confiáveis e de maior qualidade aos seus clientes, aumento da agilidade na produção, redução de erros no processo, maior controle de informações e redução de custos.


Gostou desse projeto? Entre em contato conosco para uma reunião de diagnostico gratuita!

33 visualizações