• EEL Júnior

Ensaios mecânicos, como funciona e por que a sua empresa deve investir?

Atualizado: 3 de Set de 2019

Ensaios mecânicos são testes realizados com a finalidade de determinar ou verificar as propriedades dos materiais, possibilitando analisar o comportamento do material em diferentes condições de acordo com sua aplicação. Todos os ensaios seguem normas, ou seja, a execução da análise é padronizada, para garantir a excelência dos resultados.

A maioria das indústrias e empresas não entende a importância de conhecer as propriedades dos materiais utilizados durante as etapas de fabricação do seu produto. Porém, compreender como seu material se comporta, é imprescindível principalmente no cenário atual, onde a concorrência é extremamente alta.

Qualquer melhoria que possa ser identificada e aplicada no seu material é um grande diferencial, podendo reduzir o custo ou melhorar a qualidade do seu produto final. Esse diferencial irá aumentar seus lucros. Conhecer as propriedades do seu material não é apenas um gasto a mais, e sim um investimento para sua empresa, que gera retorno à curto e à longo prazo. Agora que entendemos sua importância, vamos descobrir quais são os tipos de ensaios mecânicos:

Ensaio de tração

Consiste na aplicação de forças de tração no material ou produto, causando uma deformação e alongamento, a força se mantém até a ruptura da amostra. Analisando os módulos obtidos, podemos observar quanto a amostra aguenta ser tracionada antes de romper.


Figura 1- Máquina para Ensaio de Tração


Fonte: Autoral

Ensaio de Impacto

Neste caso, é provocado um impacto no material, causando uma flexão. Após os testes, podemos concluir a resistência a impacto do material.


Figura 2- Máquina para Ensaio de Impacto


Fonte: Autoral

Ensaio de Dureza

Com a utilização de durometros, penetradores de formato padronizado são pressionados na superfície do material sob condições especificas de carga, assim, obtemos a dureza do material.


Figura 3- Máquina para Ensaio de Dureza

Fonte: Autoral


Após fabricados e colocados em comercialização, os materiais são submetidos a esforços diários, em vista disso, esses testes são extremamente úteis para a prevenção de possíveis falhas no produto final, evitando defeitos em todos os produtos de um lote, por exemplo. Outros ensaios como de fadiga, compressão, dobramento, rasgamento, etc., também são de extrema importância.


Se você leu esse artigo e despertou interesse em realizar Ensaios Mecânicos nos materiais em sua empresa, entre em contanto com a nossa empresa, a EEL Júnior e nós podemos te ajudar realizando serviços especializados nessa área.

37 visualizações