• EEL Júnior

Sustentabilidade no setor têxtil: um diferencial competitivo


A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas do setor petroleiro. No que tange aos recursos hídricos os impactos são muito agravantes, o segmento produz cerca de 20% das águas residuais do mundo e libera mais de 500 mil toneladas de microfibras sintéticas nos oceanos todos os anos.


Os processos realizados na produção das peças de roupas exigem muitos recursos naturais e acarretam uma enorme quantidade de produtos tóxicos. Neste cenário, surge a necessidade de minimizar os danos ambientais causados, principalmente aos recursos hídricos.


Tratamento de efluentes


O tratamento de efluentes, solução presente na carta de serviços da EEL Júnior, tem como objetivo recuperar água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, de modo que possam ser reutilizados como matéria-prima em outros processos ou garantir a destinação correta do mesmo.


O tipo de tratamento é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes, cujos parâmetros são estabelecidos pela Resolução 357 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), sendo ele físico, químico, biológico ou até mesmo a combinação destes.


Benefícios da solução


O tratamento de efluentes trás diversos benefícios para as organizações que o implementam, pode-se citar:

  • A conformidade com as especificações da legislação vigente com a garantia da destinação correta;

  • Otimização operacional com previsibilidade e redução de custos;

  • Possibilidade de reuso de efluentes;

  • Preservação do meio ambiente e responsabilidade ambiental e

  • Transmissão de uma imagem sustentável ao empreendimento, cuja ação é cada vez mais estimada e elogiada pelos clientes e fornecedores (Branding).


O diferencial competitivo


Cada vez mais, os consumidores estão cobrando mais responsabilidade das marcas em relação aos danos. Desenvolver técnicas e métodos sustentáveis que permitam a produção de materiais ecológicos e a preservação dos recursos naturais são atividades que não podem ficar em segundo plano, mas sim direcionar o crescimento e o posicionamento da marca no mercado. Uma empresa que abraça a sustentabilidade e se mostra consciente do seu papel na preservação do planeta tem uma vantagem competitiva de posicionamento de marca frente aos concorrentes.


Gostou do conteúdo?

Quer saber mais sobre nossas soluções para sua empresa?

Entre em contato com a gente


Referências

Impactos Ambientais da Indústria da Moda, disponível em: https://emige.it/blogs/news/impactos-ambientais-industria-moda


Os 4 maiores desafios da indústria têxtil para 2020 e 2021, disponível em: https://blog.consistem.com.br/os-4-maiores-desafios-da-industria-textil-para-2020-e-2021/


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo