• EEL Júnior

Como transformar sua empresa num local mais seguro





Um dos grandes problemas hoje em dia é a falta de segurança nas empresas. Os acidentes de trabalho, na maior parte das vezes, acontecem por culpa das empresas que não cumprem as normas de segurança e não agem preventivamente. Com isto, para que número de acidentes diminua é necessário identificar as potenciais situações de risco e investir em medidas de segurança.


E com isto, já ouviu falar na CIPA? A CIPA (Comissão Interna na Prevenção de Acidentes) tem como objetivo a prevenção de acidentes no trabalho, de modo a tornar o ambiente de trabalho que preserve mais a vida. Junto a ela existe a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) onde toda empresa que possui a CIPA organiza uma semana para conscientizar os funcionários sobre sua segurança.


Mas como saber se a minha empresa precisa do CIPA? De acordo com a Norma Regulamentadora no 5, a formação da CIPA é obrigatória para empresas com mais de 20 funcionários. Ou seja, sua empresa precisa de de normas de segurança para que não exista acidentes. Além disso suas vantagens são: melhor fiscalização dos ambientes, diminuição dos riscos, melhoria do clima organizacional, redução de custos, redução do absenteísmo, disseminação da cultura de segurança.


Vale ressaltar que a empresa que não cumprir com a norma receberá multa e o valor varia em relação a quantidade de funcionários da empresa. Também caso a empresa necessite do CIPA e não possui, a multa pode variar de R$ 2.396,35 a R$ 6.708,09. Logo, prestar atenção na segurança do trabalhador é de suma importância.


Quer saber mais em como ajudar a sua empresa? Nós da EEl Júnior fornecemos uma capacitação em SIPAT e em conjunto um diagnóstico GRATUITO. Vamos analisar seu processo e identificar problemas para te orientar sobre como melhora-lo.


Gostou do nosso projeto? Entre em contato conosco.

34 visualizações