• EEL Júnior

4 problemas mais comuns em empresas: Como resolve-los?

Abrir e gerenciar uma empresa no Brasil não é fácil, é preciso muita determinação para gerenciar uma equipe de funcionários, gerir seu estoque, realizar um controle financeiro e além de tudo ter que se preocupar com questões jurídicas e tributarias muito comuns no país. Pensando nisso nós da EEL Júnior decidimos bater um papo com você sobre os quatro possíveis erros que são comuns de serem observados em empreendimento e te dar algumas saídas para eles.

Muitas vezes na correria do dia-dia alguns erros e falhas crônicas acabam passando despercebidos, e as vezes, não influenciam tanto no funcionamento da empresa, mas com o passar do tempo esses erros vão se somando e em determinado ponto pode causar uma crise substancial na empresa, por isso as dicas de hoje são para você analisar se ocorre algum na sua companhia e caso não ocorra, antecipar-se para preveni-los.

1- Falta de planejamento Mais comum em empresas jovens e de menor porte, a falta de planejamento pode um quesito chave para o fracasso da sua empresa. Para que seu negocio de certo e tenha um futuro saudável é necessário que ele seja gerido através de metas, planilhas e divisões de trabalho, tanto para planejar ações para o futuro tanto para aprender com os erros do passado. Ter controle sobre quais áreas da empresa deve haver investimento, qual o caminho a ser trilhado para atingir as metas e prever possíveis erros no percurso só é possível por meio de planejamento. Atualmente existem muitos cursos e softwares que auxiliam esse processo de planejamento, basta você aprofundar seus conhecimentos sobre isso e implementar no seu negócio


2- Falta de organização Organizar o espaço de trabalho, catalogar a divisão de atividade dos funcionários e ter controle sobre o fluxo de caixa da empresa parece algo obvio, mas muitos empresários acabam deixando isso de lado e no fim do mês encontram números negativos de lucro e desempenho. Esse problema se resolve com coisas simples como uma planilha de Excel relacionada a entrada e saída do dinheiro da empresa, uma planilha dividindo especificamente o serviço de cada funcionário e a conscientização dos funcionários para manter o ambiente de trabalho organizado, com as ferramentas e utensílios utilizados para o trabalho em locais de fácil acesso.

3- Ausência de comunicação Esse problema já é mais encontrado em empresas maiores, nas quais setores da empresa tem dificuldades para se comunicar com outros setores, ocorrendo até “disputas” entre eles as vezes, além disso ocorre alguns dilemas hierárquicos onde um profissional menos qualificado muitas vezes acaba não tendo voz para apontar erros e pontos de melhorias. Essa falta de comunicação não traz benéfico algum a empresa, que passa a ter processos burocratizados e lentos atrapalhando a performance e a produtividade dos funcionários. Resolver isso só é possível por meio da conscientização dos funcionários e com a implementação de uma cultura que permita qualquer um a emitir sua opinião e que proponha um trabalho em conjunto entre todos os departamentos, afinal todos trabalham por um foco em comum, que é o sucesso da companhia. Propor o formato de trabalho Squad já falado nesse blog e, uma central de reclamação e ideias interna pode ser o início de uma mudança

4- Relação ruim entre empresa e funcionário O principal fator que a empresa deve valorizar para que tenha um bom funcionamento é seu colaborador, afinal sem ele nenhum dos processos seriam bem sucedidos, por isso estabelecer uma boa relação com os funcionários é primordial. O ideal é criar uma cultura de que valorize o funcionário e faça ele sentir orgulho de vestir o uniforme da sua empresa, pois com isso a produtividade e a motivação para trabalhar crescem exacerbadamente. Promover eventos comemorativos (Como festas de fim de ano, dia dos pais, etc.), estabelecer uma estratégia de bonificação por desempenho e encontrar maneiras de fazer ele se sentir parte do sucesso da empresa, dando a ele a responsabilidade por tudo estar correndo bem , podem ser estratégias para deixar seus colaboradores mais satisfeitos e a serem mais felizes no trabalho.

Como já dissemos anteriormente, gerir um negócio não é fácil, entretanto estamos aqui para te ajudar nessa missão, esperamos que esse artigo tenha sido útil para sua jornada na gestão e que tenha de ajudado de alguma forma. Temos outros artigos relacionados a esse tópico e caso se interesse estão disponíveis para leitura a qualquer momento. Lembramos também que a EEL Júnior realiza o serviço de consultoria e pode te ajudar a organizar e planejar todos os processos da sua empresa e faze-la desempenhar sua melhor forma. Entre em contato conosco, adoraríamos te auxiliar!

11 visualizações