• EEL Júnior

4 ferramentas estratégicas para o seu negócio

Qualquer empresa, de pequeno a grande porte, deve se basear em um planejamento estratégico para tomar suas decisões e definir o caminho a seguir nos negócios, entretanto nem todas fazem isso e muitos gestores consideram tais ferramentas como perda de tempo ou opcionais; entretanto essas ferramentas se usadas com sabedoria tem o poder de elevar seus lucros e sua produtividade, além de melhorar seu ambiente de trabalho do seu negocio e tornar seus funcionários mais motivados

Nesse artigo vamos te apresentar 4 ferramentas estratégicas que podem fazer total diferença no crescimento da sua empresa se implementadas corretamente, vamos comentar sobre suas funcionalidades e dar um panorama de como coloca-las em pratica.


  • Análise SWOT Essa estratégia baseia-se na analise interna e externa do seu negócio, buscando pontos forte e fracos do seu negócio, além de possíveis oportunidades e ameaças. A priori é interessante analisar o ambiente interno, aquele que você tem controle, e buscar quais são os pontos que te fazem superior aos demais e quais pontos sua empresa falha. Em seguida analise o ambiente externo, procurando focos de oportunidades no mercado e possíveis ameaças que seu negócio possa estar sofrendo, com isso traçado, você tem um panorama mais claro de como aproveitar as oportunidades por meio dos seus pontos fortes e de como se defender das ameaças.

  • 5W2H Essa ferramenta é ideal para hora da ação, de colocar suas ideias e processos em pratica, afinal ela ajuda você a organizar sua tomada de decisão a partir de 7 perguntas básicas: What(o que) – o que deve ser feito When(quando) – quando deve ser feito Who(quem) – o responsável pela ação Where(onde) – em que área ou setor a ação deve ser feita Why(porque) – motivo pelo qual ação deve ser tomada How(como) – como a ação vai ser executada How much(quanto custa) – valor a ser gasto para que a ação seja concluída Dessa forma com o plano todo detalhado, o responsável pela ação saberá exatamente qual caminho deve seguir e concluir com êxito essa atividade

  • Ciclo PDCA Essa ferramenta é voltada para melhoria de processos em geral, o ciclo PDCA que significa (Plan, Do, Check, Act) consiste em uma matriz cíclica que deve ser permanente na empresa. Primeiramente você planeja como será a resolução desse problema encontrado, após isso coloca o planejamento em ação e deixa o processo acontecer com a melhoria, enquanto isso o responsável pelo ciclo monitora os resultados dessa ação, por fim realiza os ajustes necessários e recomeça o ciclo a partir de outro problema. O ideal é que o ciclo PDCA faça parte da cultura do seu negócio, de forma que os problemas identificados sejam sempre resolvidos da melhor forma.

  • Canvas Esse modelo é ideal para você obter uma visão estratégica de todas as áreas da sua empresa, desde o setor administrativo até a área de vendas. O conceito base dessa ferramenta é a construção de um quadro de 9 campos no total, em cada um desses quadros você deve colocar informações relativa a essas determinadas áreas

  1. Oferta de valor

  2. Relacionamento com clientes

  3. Canais

  4. Segmentos de clientes

  5. Receitas

  6. Custos

  7. Parceiros chave

  8. Atividades chave

  9. Recursos chave

Com essas informações dispostas no quadro, o gestor conseguirá ter um panorama geral do funcionamento da empresa, o que ajudará a traçar estratégias para os próximos passos

Com essas quatro ferramentas você conseguirá a dar o pontapé inicial no seu planejamento estratégico. Entretanto alguns gestores podem ter dificuldades para implementar pela primeira vez essas ferramentas, mas buscar ajuda nessas situações é normal e é para que isso que nos da EEL Júnior trabalhamos, ajudar você e seu negocio a atingir a melhor forma possível. Temos uma vasta experiência na área de planejamento estratégico e adoraríamos te ajudar! Marque um diagnostico gratuito para conversarmos melhor sobre seu problema.

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